domingo, 4 de novembro de 2012

CONEXÃO TURQUIA


CONEXÃO TURQUIA

O Oriente encontra o Ocidente
Berço de diversas civilizações, de belezas paradisíacas, palco de conflitos étnicos permanentes. Mas, não apenas deles, de caftãs e Grand Bazaar, vive a Turquia


Por Ariane Aléxio


A Turquia mescla diversidade e modernidade,estado laico e população quase total de muçulmanos. Sim! A Turquia é paradoxal, peculiar e especialmente encantadora. 

Os dados impressionam, O número de viajantes vindos do Brasil cresceu 67%, em estatísticas do ministério do turismo local.E como entender esse fascínio? Seria impossível apontar essa realidade sem analisarmos a relação causa efeito de ligações diplomáticas que veem unindo Brasil e Turquia. Ambos reconheceram que as bases do multilateralismo oferecem oportunidades para que todos, membros não permanentes no conselho de segurança da ONU, desempenhem papéis de destaque no oferecimento de soluções para complexas questões internacionais. E entre um Raki e outro, fecham-se acordos comerciais que tornam essa paixão turca ainda mais pulsante.

Em recente missão comercial, a Abrapa, levou empresários à Turquia, que visitaram três indústrias têxteis dominantes do setor, ISKUR, RIPAS e ENSAR. Motivados pelos números de 2011, onde Turquia foi o 4º maior comprador de algodão do Brasil. Foram 62.013 mil toneladas exportadas para os turcos.  Neste ano eles já compraram 2.381 toneladas de fibra até meados de abril. E como separar indústria têxtil de indústria da moda? Sabemos que esse é um assunto bastante homogêneo. Nada melhor que citar, alguém de faro fashion refinado.E não é que o radar fashion, do ícone Victoria Beckham, acertou. Dois anos atrás ela declarou paixão à Turquia quando foi capa da Vogue turca, disse “amo o estilo deles”.

Esse estilo saiu dominando o mundo. E o que é que a Turquia tem? Tempero! A Turquia dá gosto de ver, de sentir, de ouvir, experimentar e se transportar sensorialmente em todos os sentidos. A paixão pela Turquia ganhou muitos seguidores. Ninguém menos que Marc Jacobs apresentou coleção inspirada nos tons de temperos e toques exóticos da Turquia e foi queridinho absoluto da semana da moda de Milão.

No Brasil a Água de Coco deu o que falar com sua coleção Verão 2013 no SPFW, sofisticada e de estampas que causaram deslumbramento, retratando paisagens da Turquia e clicando seu catálogo na região de Pamukkale, de imagem dignas de moldura. A moda ama a Turquia e a recíproca é verdadeira: os turcos amam moda e têm poder aquisitivo para consumir o melhor do luxo. Em Istambul até os muçulmanos aderem um estilo “moderninho” ocidental e os homens são tão vaidosos e ligados à moda quando nós mulheres ocidentais. Muitos buscam inspiração no maior astro pop turco, Tarkan.

Além de contarem com grandes redes de moda mundial, a Turquia exporta talento para as passarelas de Paris e hoje um de seus estilistas Cengiz Abazoglu é badaladíssimo entre as famosas do red carpet e não há como discordar. Suas peças enobrecem quem as usam e  valem-se dessa “dádiva”, até mesmo famosas polêmicas como Paris Hilton e Britney Spears  que dizem não viver mais sem suas peças e acessórios. Muito além de abordar a moda turca, defendo: A Turquia está na moda. E essa moda já pegou!


Ariane Aléxio é designer, ativista da moda e comunicóloga.